Introdução
Esse trabalho mostrara com foi a Semana de arte Moderna para os arquitetos Antonio Moya e Georg Przyrembel que apesar de apresentarem os principais projetos, na visão de alguns estudiosos esses projetos não exerceram grande influência na arquitetura moderna brasileira
Desenvolvimento
Semana de Arte Moderna - 1922
ARQUITETURA
Os arquitetos Antonio Moya e Georg Przyrembel foram os que apresentaram os principais projetos. Alguns estudiosos acreditam que a influencia da Semana sobre a arquitetura moderna brasileira foi pequena.
Moya foi quem apresentou mais projetos, no entanto nenhum se concretizou por causa de sua complexidade de traços e inovação. O arquiteto foi descoberto em 1.921, Menotti Dell picha escreveu um arquivo com o seguinte nome “Um arquiteto” em que ele falava da criatividade de Moya.
Naquela época os estudos de Moya, que era um jovem e brilhante arquiteto paulista, procuravam resolver o problema capital de harmonizar a escultura com a arquitetura, ambas fundidas numa harmonia integral e íntima, de modo que uma resulte de outra naturalmente, sem acusar o aplicado, o postiço, o artificioso e o fútil.
Só com publicação do primeiro manifesto por Gregori Warchavchik de 1.925, com o título de “Futurismo” no jornal Il Piccolo (em italiano) na cidade de São Paulo, que a sobre a temática começa a ser aprofundada.
Casa Modernista - Parte interna
Warchavchik, que chegou no Brasil em 1.924 na verdade, trata-se do mais destacado arquiteto do Modernismo. De origem russa um de seus principais projetos é a casa na rua Itápolis, em São Paulo, inaugurada em 1.930. Hoje em dia é conhecida como a Casa Modernista e é um Centro Cultural.
ANTONIO GARCIA MOYA (1891-1948)
Nasceu na cidade Atarfe na Espanha e veio para o Brasil ainda criança, com 4 anos de idade. Desenhista e Arquiteto, Moya apresentou 18 trabalhos durante a Semana. Formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo abusava da imaginação, fator este que fez com que nenhum de seus projetos apresentados fossem realizados. Guilherme Malfatti, tio de Anita e sócio de Moya, dizia que os trabalhos mostrados pelo arquiteto não correspondia à realidade.
Menotti Del Picchia chamado de “O poeta da pedra” em seus projetos na Semana, Moya tem como influências a arquitetura pré-colombiana e mesopotâmica. Usava formas cúbicas e sem muitos ornamentos com a intenção de romper com o modelo tradicional. Mais trade esse estilo foi definido como "Estilo Marajoara" com referencia a arte indígena próxima a foz do Rio Amazonas.
O arquiteto,no entanto, após a Semana da Arte Moderna, não segue a mesma linha e passa a integrar diferentes influências aos seus projetos. Formou-se pela Escola de Belas Artes e a partir daí monta um escritório com Guilherme Malfatti ("Moya e Malfatti").
GEORG PRZYREMBEL (1885-1956)
Foi um arquiteto polonês de destacada atuação no Brasil.
Przyrembel nasceu na Silésia, na atual Polônia, e estudou arquitetura na Alemanha.
Estabeleceu-se em São Paulo ,após sua chegada em 1.912 ou 1.913 onde estilisticamente, filiou-se à arquitetura eclética.
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual apresentou projetos em estilo neocolonial. Com esse novo estilo projetou o novo convento e Basílica de Nossa Senhora do Carmo (inaugurado em 1934) na cidade de São Paulo. Projetou também o Palácio Boa Vista (1938), em Campos do Jordão, residência oficial dos governadores do estado de São Paulo, em um estilo medievalista.
Palácio Boa Vista (Construção concluída em 1964)
Conclusão
Conclui-se que apesar Antonio Moya apresentar vários projetos nenhum se concretizou por causa de sua complexidade de traços e inovação. Já Georg Przyrembel, apresentou projetos em estilo neocolonial estilo com o qual projetou o novo convento e Basílica de Nossa Senhora do Carmo (inaugurado em 1934).
Biografia : http://3md2010.blogspot.com/2010/08/semana-de-arte-moderna-1922_9783.html
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